les 1/lesson 1 /lição 1- Houding/Posture/Postura:
"Stop stopping yourself"
- Van mens tot akoestische instrument/From human to acoustiek instrument/De humano a instrumento acústico.
- De vorm van het instrument/The instrument form/ A forma do instrumento vocal
- De verschillende delen van het vocaal instrument/The different parts of the vocal instrument/ As diferentes partes do instrumento vocal
- De correct houding/The correct posture/A postura correcta
- Hoe lichaam en mind kunnen relaxen/ How to relax body and mind/Como relaxar o corpo e a mente
Koop deze video hier/ Buy this video Here/ Comprar video aqui
Les 2
Lesson 2
lição 2
"stop breathing to sound"
Laag ademen
Low breathing
Respiração baixa
abertura do tubo de ar, elementos coadjuvantes e elementos bloqueadores
Alongamento do tubo de ar para os abdominais
alongamento do tubo de ar para os espaços nasais
Inspiração direcionada para o diafragma
Expiração do ar pelos músculos abdominais
Caixa torácica inactiva
Respiracao diafragmatica em várias intensidades
Conexão entre abdominais e espaço nasal (inspiração nasal versus expiração bucal em várias consoantes)
Respiração baixa e princípio vocal universal 1
Princípios vocais Universais: todo e qualquer instrumento tem os seguintes elementos ou partes com funções distintas: 1-teclado, 2-local de produção do som, 3-espaço ou caixa de ressonância.
Princípio universal vocal 1- o teclado da voz refere-se à função de activação do mecanismo sonoro e consiste na activação do diafragma através de determinada movimentação específica dos músculos abdominais. O teclado vocal corresponde portanto aos músculos abdominais, flancos laterais de baixo das costelas e aos músculos costais e está inserido na zona de acção para onde o ar entrou (aí já basta ter entrado o ar). O ar entrou para os pulmões sendo estes apenas os sacos que o recebem pois o órgão que comanda os pulmões é odiafragma. E precisamente por isso será na zona diafragmatica que a nossa atenção será centrada pois que iremos beneficiar se conseguirmos fazer o som aqui. Devido a percepcionarmos o ar neste local, sentido o ar tão pesado este oferece uma dinâmica paralela a um elástico abdominal que dependendo dessa elasticidade poderá dar a propulsão ao som vocal sem o uso da garganta ou directa acção nas cordas vocais. Há dois movimentos distintos para efectuar o som com os músculos abdominais:
1- produção do som com movimentos subtis da barriga sempre no sentido " para fora" por cada nota a ser cantada como se cada nota só possa surgir como resultado sonoro da acção destes músculos abdominais porque não há nenhuma acção nas cordas vocais, estas apenas estão em contacto uma com a outra em fechamento total e serão estes empurrõezinhos subtis para fora que as farão vibrar ou "tocar" o som vocal. Pensando sempre que cada nota será a consequência destes movimentos da barriga e a sensação onde o som vai aparecer não é na garganta mas apenas no espaço nasal. Este movimento da barriga é obrigatório em todas as notas, constitui o teclado vocal para evitar fazer a acção na garganta e para tal o conselho mais importante é ter a zona do pescoço e garganta em pleno relaxamento, a laringe baixa como se tivéssemos engolido a base da nossa própria língua e ter atenção que a barriga também está livre e flexível pensando que a cada empurrão segue-se um relaxamento destes músculos e que este se pode atingir através de pensar na respiração dos cães ( língua e queixo caidos e respirar para a barriga e não para o peito como se se tratasse de um elástico ba barriga que pode sempre ter movimento (mesmo após ter feito um empurrão para fazer soar as cordas.) Conselhos: língua completamente relaxada e horizontal e distendida para todos os lados de modo a que possa vibrar livremente+nunca empurrar a barriga para dentro para cantar as notas isso faz perder ar+pensar que cada nota do se sente no nariz como se todas as notas tivessem um " ng " no fim para que não haja ar na voz.
2 - produção de sons diferenciado em agudos e graves, subidas ou descidas da melodia através do uso dos abdominais de modo mais ou menos alargados ( para fora ou para dentro) dependendo se os sons são mais agudos ou mais graves. Deste modo: a) subidas de notas de grave para agudo - começar com barriga mais para dentro e ir alargando a barriga para fora a medida que a melodia sobe. b) descidas de notas de agudo para grave -começar com os empurrões por cada nota mais aguda numa barriga mais alargada para fora e ir deslizando para uma barriga cada vez menos alargada para sons mais graves (mas sempre com a respiração baixa pois apenas nos abdominais se referem estes movimentos do teclado vocal e é no local para onde enviámos o ar ( abdominais) e não para onde o ar realmente entrou (os pulmões ). Só nos abdominais é que será sentida a acção de produção do som vocal.
Site in ontwikkeling, ik nodig u uit om af en toe mij hier te bezoeken.
Site em desenvolvimento, convido a visitarem-me regularmente.
Site in development. I invite you to visit me here regularly.